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Educitec
https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6981
Descrição: | A Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, é um periódico científico com acesso livre, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional de Ensino Tecnológico (PPGET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como objetivo, contribuir com a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, ampliando o espaço destinado à produção científica, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico. Sua missão é divulgar os resultados de pesquisas sobre problemas teóricos e empíricos em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino. |
Título: | Educitec |
Título abreviado: | Educitec |
Título próprio: | Educitec |
Outros títulos: | Educitec, revista de estudos e pesquisas sobre ensino tecnológico |
ISSN: | 2446-774X |
ISSN-L: | 2446-774X |
Situação: | Vigente |
Ano de início de publicação : | 2015 |
URL: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/index |
Protocolo de interoperabilidade: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oai |
Identificador persistente: | https://doi.org/10.31417 |
Idioma de publicação: | Espanhol Inglês Português |
Áreas do conhecimento: | CNPQ::Ciências humanas::Educação |
Instituição editora: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
Organismo subordinado: | Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) |
Identificador da instituição editora: | https://ror.org/045nsn047 |
Natureza jurídica da instituição editora: | Instituição pública |
Editor responsável: | Iandra Maria Weirich da Silva Coelho |
Identificador do editor responsável: | http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 |
E-mail: | educitec.revista@ifam.edu.br |
Código postal (CEP): | 69020-120 |
Região: | Norte |
Estado (UF): | Amazonas (AM) |
Cidade: | Manaus |
Bairro: | Centro |
Rua/Quadra ou similar: | Avenida Sete de Setembro |
Casa/Prédio/Sala ou similar: | PPGET |
Telefone: | (92) 3621-6792 |
Modalidade de publicação: | Fluxo contínuo |
Periodicidade do fascículo: | Publicação contínua |
Mês de publicação do fascículo: | Janeiro |
Periodicidade de publicação do expediente: | Anual |
Mês de publicação do expediente: | Janeiro |
Modalidade de avaliação por pares: | Avaliação duplo-cega |
Publicação dos avaliadores: | A revista publica o nome de todos os avaliadores que participaram da avaliação de documentos por determinado período |
Forma de publicação do nome dos avaliadores: | A revista publica, no expediente, a listagem dos avaliadores que realizaram avaliações |
Periodicidade de publicação dos avaliadores: | Anual |
Externalidade da avaliação por pares: | A avaliação por pares é realizada por pesquisadores da instituição que edita a revista e por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista |
Documentos avaliados: | Artigo original Dossiê Entrevista |
Responsável pela decisão de publicação: | Editor responsável |
Permissão de submissão de preprint: | A revista aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas |
Permissão de armazenamento e acesso à versão preprint: | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão preprint do documento submetido para avaliação |
Permissão de armazenamento e acesso à versão pós-print do autor: | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão pós-print do autor |
Permissão de armazenamento e acesso à versão pós-prints da revista: | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão pós-print da revista |
Selo de armazenamento e acesso: | Verde: permite o armazenamento e acesso das versões preprint e pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais |
Prazo para disponibilização de documentos: | Imediatamente após a publicação do documento |
Tipo de acesso: | Acesso aberto imediato |
Licença Creative Commons: | Permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY) |
Taxas de publicação: | A revista não cobra qualquer taxa de publicação |
Taxa de submissão de artigos: | 0 BRL |
Taxa de processamento de artigos (APC): | 0 BRL |
Código de ética: | Committee on Publication Ethics (COPE) |
Padrão de normalização bibliográfica: | Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) |
Plataforma de detecção de plágio: | iThenticate |
Estratégia de preservação digital: | CLOCKSS LOCKSS PKP PN |
Exigência de disponibilização de dados de pesquisa: | A revista não exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa |
Área mãe de avaliação Qualis Periódicos (2017-2020): | Ensino |
Classificação Qualis-Periódicos: | A4 |
Redes sociais: | |
Serviços de informação: | BASE (Bielefeld Academic Search Engine) DOAJ (Directory of Open Access Journals) Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras) European Reference Index for the Humanities (ERIH PLUS) Google Scholar Index Copernicus International Latindex-Catálogo 2.0 Latindex-Directorio MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals) Miguilim (Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras) Oasisbr (Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto) Portal de Periódicos CAPES REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) ROAD (Directory of Open Access scholarly Resources) Sherpa/Romeo Sumários.org |
Revista no portal Oasisbr: | https://oasisbr.ibict.br/vufind/datasources/datasource?name=Educitec |
Pontuação do termômetro de acesso aberto: | 81% |
Referência bibliográfica: | EDUCITEC. Manaus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), 2015. ISSN 2446-774X. |
Atualizado pelo editor em: | 10/06/2024 às 11:35:16 |
Aparece na coleção: | Revistas científicas |
Campos Dublin Core | Valor | |
---|---|---|
dc.description.abstract (Descrição) | A Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, é um periódico científico com acesso livre, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional de Ensino Tecnológico (PPGET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como objetivo, contribuir com a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, ampliando o espaço destinado à produção científica, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico. Sua missão é divulgar os resultados de pesquisas sobre problemas teóricos e empíricos em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino. | |
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Pontuação da Revista
O que é o termômetro de Acesso Aberto e de Ciência Aberta?
Este termômetro tem como objetivo identificar o alinhamento das revistas científicas brasileiras cadastradas no Miguilim aos Movimentos de Acesso e de Ciência Aberta. Para fazer esta medição, o termômetro utiliza como parâmetro as respostas dadas pelo editor da revista a uma série de metadados, sendo possível criar uma escala que mede o quão alinhada a revista está a estes Movimentos.
As revistas que indicarem a resposta “Acesso aberto imediato” no campo “Tipo de acesso” e cumprirem ao menos 80% dos critérios de abertura definidos pela Equipe Miguilim receberão o selo "Práticas de Ciência Aberta", que reconhece os esforços realizados pela revista para colocar a Ciência ao alcance de todos.
Como a pontuação é atribuída?
A pontuação indicada no termômetro leva em consideração as respostas dadas a 22 campos do registro da revista. Estes campos dizem respeito à abertura do processo editorial da revista como um todo e relacionam-se à questões de transparência, disseminação e acesso aos conteúdos, direitos autorais, interoperabilidade, ética, dentre outros.
Os campos considerados são:
- Protocolo de interoperabilidade
- Identificador persistente
- Identificador da instituição editora
- Identificador do editor responsável
- Modalidade de publicação*
- Modalidade de avaliação por pares*
- Publicação dos avaliadores*
- Forma de publicação do nome dos avaliadores*
- Externalidade da avaliação por pares*
- Permissão de submissão de preprint*
- Selo de armazenamento e acesso*
- Prazo para disponibilização de documentos*
- Tipo de acesso*
- Licenças Creative Commons*
- Taxas de publicação*
- Código de ética
- Padrão de normalização bibliográfica
- Plataforma de detecção de plágio
- Estratégia de preservação digital*
- Exigência de disponibilização de dados de pesquisa*
- Redes sociais
- Serviços de informação*
Para cada um dos 22 campos a revista pode pontuar entre 0 (zero), 1 (um) ou 2 (dois) pontos, sendo 2 (dois) a pontuação máxima para cada um. Deste modo, ao pontuar 2 (dois) em cada um dos 22 campos a revista atinge a pontuação máxima, de 44 pontos. O selo será atribuído àquelas revistas que marcarem 36 pontos ou mais, que correspondem a 80% da pontuação máxima e indicarem a resposta “Acesso aberto imediato” no campo “Tipo de acesso”.
Nos campos de preenchimento textual basta que o campo seja preenchido para que a revista receba o valor máximo referente a ele (2 pontos). Caso o campo seja deixado em branco, a pontuação será 0 (zero).
Nos campos de múltipla escolha foram atribuídas pontuações diferentes para cada uma das opções de respostas, mas seguindo sempre a mesma escala, ou seja, de 0 (zero) a 2 (dois). Deste modo, quanto mais aberta for a política editorial da revista, maior será sua pontuação.
Para os campos repetitivos, sejam eles textuais ou de múltipla escolha, basta que a revista preencha o campo uma vez ou indique a resposta com a opção que relaciona a política mais aberta para receber os dois pontos pelo campo.
Detalhes da pontuação
Campos avaliados | Pontuação obtida |
---|---|
Protocolo de interoperabilidade | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Identificador persistente | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Identificador da instituição editora | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Identificador do editor responsável | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Código de ética | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Padrão de normalização bibliográfica | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Plataforma de detecção de plágio | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Redes sociais | 1 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 1 ponto ✅ Quantidade de respostas: 2 = 2 pontos |
|
Serviços de informação | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 1 = 0 pontos Quantidade de respostas: 2 = 1 ponto Quantidade de respostas: 3 = 2 pontos ✅ |
|
Modalidade de publicação | 2 |
Escala de respostas: Tradicional = 0 pontos Ahead of print = 1 ponto Fluxo contínuo = 2 pontos ✅ |
|
Modalidade de avaliação por pares | 0 |
Escala de respostas: Avaliação aberta = 2 pontos Avaliação duplo-cega = 0 pontos ✅ Avaliação simples-cega = 0 pontos |
|
Publicação dos avaliadores | 2 |
Escala de respostas: A revista publica somente o nome de avaliadores que participaram da avaliação de documentos aprovados para a publicação = 1 ponto A revista publica o nome de todos os avaliadores que participaram da avaliação de documentos por determinado período = 2 pontos ✅ A revista somente publica avaliadores que concordam com a publicação do seu nome = 1 ponto A revista não publica o nome dos avaliadores, mas disponibiliza a lista de pesquisadores cadastrados como possíveis avaliadores = 0 pontos A revista não publica nem revela o nome dos avaliadores = 0 pontos |
|
Forma de publicação do nome dos avaliadores | 1 |
Escala de respostas: A revista publica, no expediente, a listagem dos avaliadores que realizaram avaliações = 1 ponto ✅ A revista publica, no corpo do documento aprovado na avaliação por pares, o nome dos avaliadores responsáveis = 1 ponto A revista publica os pareceres resultantes das avaliações realizadas com o nome dos avaliadores = 2 pontos A revista não publica o nome dos avaliadores, mas disponibiliza a lista de pesquisadores cadastrados como possíveis avaliadores = 0 pontos A revista não publica, nem revela o nome dos avaliadores = 0 pontos |
|
Externalidade da avaliação por pares | 1 |
Escala de respostas: A avaliação por pares é realizada, exclusivamente, por pesquisadores da instituição que edita a revista = 0 pontos A avaliação por pares é realizada por pesquisadores da instituição que edita a revista e por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista = 1 ponto ✅ A avaliação por pares é realizada, exclusivamente, por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista = 2 pontos |
|
Permissão de submissão de preprint | 2 |
Escala de respostas: A revista aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas = 2 pontos ✅ A revista não aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas = 0 pontos |
|
Selo de armazenamento e acesso | 2 |
Escala de respostas: Amarela: permite o armazenamento e acesso das versões preprint dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 1 ponto Azul: permite o armazenamento e acesso das versões pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 1 ponto Branca: apresenta restrições para o armazenamento e acesso das versões preprint e pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 0 pontos Verde: permite o armazenamento e acesso das versões preprint e pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 2 pontos ✅ |
|
Prazo para disponibilização de documentos | 1 |
Escala de respostas: Imediatamente após a aceitação do documento = 2 pontos Imediatamente após a publicação do documento = 1 ponto ✅ Após finalizado o período de embargo = 0 pontos Não permite o armazenamento = 0 pontos |
|
Tipo de acesso | 2 |
Escala de respostas: Acesso aberto imediato = 2 pontos ✅ Acesso aberto após período de embargo = 1 ponto Acesso restrito = 0 pontos Acesso híbrido = 1 ponto |
|
Licença Creative Commons | 2 |
Escala de respostas: Permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY) = 2 pontos ✅ Permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-SA) = 2 pontos Permite redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-ND) = 1 ponto Permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC) = 1 ponto Permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA) = 1 ponto Permite redistribuição não comercial, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a obra não seja alterada de nenhuma forma (CC BY-NC-ND) = 0 pontos |
|
Taxas de publicação | 2 |
Escala de respostas: A revista cobra taxa de submissão de artigos = 0 pontos A revista cobra taxa de processamento de artigos (APC) = 0 pontos A revista cobra taxa de submissão e de processamento de artigos = 0 pontos A revista não cobra qualquer taxa de publicação = 2 pontos ✅ |
|
Estratégia de preservação digital | 2 |
Escala de respostas: Ainda não adota política = 0 pontos LOCKSS = 2 pontos ✅ CLOCKSS = 2 pontos ✅ Portico = 2 pontos PKP PN = 2 pontos ✅ Archivematica = 2 pontos 'other' = 2 pontos |
|
Exigência de disponibilização de dados de pesquisa | 0 |
Escala de respostas: A revista exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa em repositórios e/ou revistas de dados = 2 pontos A revista publica os dados que deram origem à pesquisa na própria revista = 1 ponto A revista não exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa = 0 pontos ✅ |
|
Soma dos pontos da revista: | 36 (81%) |