- Total de visitas
Revista Educação Especial (Online)
https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4799
Descrição: | A Revista Educação Especial (Journal of Special Education) da Universidade Federal de Santa Maria, publica apenas artigos originais, sendo relatos de pesquisa ou revisão de literatura, que contribuam para o campo da Educação Especial. Destina-se a estudantes, professores e pesquisadores em Educação. Os artigos devem atender a qualidade e contexto que o Conselho Editorial considera que seriam de interesse para um público nacional e internacional. |
Título: | Revista Educação Especial (Online) |
Título abreviado: | Rev. Educ. Espec. (Online) |
Título próprio: | Revista Educação Especial |
ISSN: | 1984-686X |
ISSN-L: | 1808-270X |
Situação: | Vigente |
Ano de início de publicação : | 2008 |
URL: | https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial |
Protocolo de interoperabilidade: | https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/oai |
Identificador persistente: | https://doi.org/10.5902/1984686X |
Idioma de publicação: | Espanhol Inglês Português |
Áreas do conhecimento: | CNPQ::Ciências humanas::Educação |
Instituição editora: | Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
Organismo subordinado: | Laboratório de Pesquisa e Documentação em Educação (LAPEDOC) |
Identificador da instituição editora: | https://www.grid.ac/grid.411239.c https://ror.org/01b78mz79 https://isni.org/0000000122846531 https://di.cnpq.br/di/cadi/infoInstituicao.do?acao=buscaDadosInst&nroIdInst=5989 |
Natureza jurídica da instituição editora: | Instituição pública |
Editor responsável: | Carlo Schmidt |
Identificador do editor responsável: | http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 https://orcid.org/0000-0003-1352-9141 |
E-mail: | revistaeducacaoespecial@ufsm.br |
Código postal (CEP): | 97105-900 |
Região: | Sul |
Estado (UF): | Rio Grande do Sul (RS) |
Cidade: | Santa Maria |
Bairro: | Campus Universitário |
Rua/Quadra ou similar: | Av. Roraima, 1000 |
Casa/Prédio/Sala ou similar: | Prédio 16, sala 3263, Centro de Educação - UFSM |
Telefone: | (55) 3220-8647 |
Modalidade de publicação: | Fluxo contínuo |
Periodicidade do fascículo: | Publicação contínua |
Mês de publicação do fascículo: | Publicação contínua |
Modalidade de avaliação por pares: | Avaliação duplo-cega |
Publicação dos avaliadores: | A revista publica o nome de todos os avaliadores que participaram da avaliação de documentos por determinado período |
Forma de publicação do nome dos avaliadores: | A revista publica, no expediente, a listagem dos avaliadores que realizaram avaliações |
Periodicidade de publicação dos avaliadores: | Anual |
Externalidade da avaliação por pares: | A avaliação por pares é realizada por pesquisadores da instituição que edita a revista e por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista |
Documentos avaliados: | Artigo de revisão Dossiê Artigos de demanda contínua Relatos de pesquisa Estudos teóricos |
Responsável pela decisão de publicação: | Editor de seção |
Permissão de submissão de preprint: | A revista não aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas |
Permissão de armazenamento e acesso à versão preprint: | A revista não permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão preprint do documento submetido para avaliação |
Permissão de armazenamento e acesso à versão pós-print do autor: | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão pós-print do autor |
Permissão de armazenamento e acesso à versão pós-prints da revista: | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão pós-print da revista |
Selo de armazenamento e acesso: | Azul: permite o armazenamento e acesso das versões pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais |
Prazo para disponibilização de documentos: | Imediatamente após a publicação do documento |
Tipo de acesso: | Acesso aberto imediato |
Licença Creative Commons: | Permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC) |
Taxas de publicação: | A revista não cobra qualquer taxa de publicação |
Taxa de submissão de artigos: | 0 BRL |
Taxa de processamento de artigos (APC): | 0 BRL |
Código de ética: | Committee on Publication Ethics (COPE) |
Plataforma de detecção de plágio: | Turnitin |
Estratégia de preservação digital: | LOCKSS |
Exigência de disponibilização de dados de pesquisa: | A revista exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa em repositórios e/ou revistas de dados |
Área mãe de avaliação Qualis Periódicos (2017-2020): | Educação |
Classificação Qualis-Periódicos: | A2 |
Redes sociais: | |
Serviços de informação: | Bibliografia Brasileira de Educação DOAJ (Directory of Open Access Journals) Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras) Edubase - Base Nacional de Educação GeoDados Iresie (Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa) Latindex-Directorio Miguilim (Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras) Redalyc Sumários.org Oasisbr (Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto) |
Portal de periódicos: | Portal de revistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
Revista no portal Oasisbr: | https://oasisbr.ibict.br/vufind/datasources/datasource?name=Revista%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Especial%20(UFSM) |
Pontuação do termômetro de acesso aberto: | 72% |
Referência bibliográfica: | REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (ONLINE). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2008. ISSN 1984-686X. |
Atualizado pelo editor em: | 06/05/2024 às 14:33:12 |
Aparece na coleção: | Revistas científicas |
Campos Dublin Core | Valor | |
---|---|---|
dc.description.abstract (Descrição) | A Revista Educação Especial (Journal of Special Education) da Universidade Federal de Santa Maria, publica apenas artigos originais, sendo relatos de pesquisa ou revisão de literatura, que contribuam para o campo da Educação Especial. Destina-se a estudantes, professores e pesquisadores em Educação. Os artigos devem atender a qualidade e contexto que o Conselho Editorial considera que seriam de interesse para um público nacional e internacional. | |
dc.title (Título) | Revista Educação Especial (Online) | |
dc.title.abbreviated (Título abreviado) | Rev. Educ. Espec. (Online) | |
dc.title.proper (Título próprio) | Revista Educação Especial | |
dc.identifier.issn (ISSN) | 1984-686X | |
dc.identifier.issnl (ISSN-L) | 1808-270X | |
dc.description.situation (Situação) | Vigente | |
dc.date.startyear (Ano de início de publicação ) | 2008 | |
dc.identifier.url (URL) | https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial | |
dc.identifier.interoperabilityprotocol (Protocolo de interoperabilidade) | https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/oai | |
dc.identifier.persistentidentifier (Identificador persistente) | https://doi.org/10.5902/1984686X | |
dc.language (Idioma de publicação) | Espanhol Inglês Português | |
dc.subject.cnpq (Áreas do conhecimento) | CNPQ::Ciências humanas::Educação | |
dc.publisher.name (Instituição editora) | Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | |
dc.publisher.subordinate (Organismo subordinado) | Laboratório de Pesquisa e Documentação em Educação (LAPEDOC) | |
dc.identifier.publisher (Identificador da instituição editora) | https://www.grid.ac/grid.411239.c https://ror.org/01b78mz79 https://isni.org/0000000122846531 https://di.cnpq.br/di/cadi/infoInstituicao.do?acao=buscaDadosInst&nroIdInst=5989 | |
dc.publisher.legalnature (Natureza jurídica da instituição editora) | Instituição pública | |
dc.contributor.editor (Editor responsável) | Carlo Schmidt | |
dc.identifier.editor (Identificador do editor responsável) | http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 https://orcid.org/0000-0003-1352-9141 | |
dc.identifier.email (E-mail) | revistaeducacaoespecial@ufsm.br | |
dc.description.cep (Código postal (CEP)) | 97105-900 | |
dc.description.region (Região) | Sul | |
dc.description.state (Estado (UF)) | Rio Grande do Sul (RS) | |
dc.description.city (Cidade) | Santa Maria | |
dc.description.neighborhood (Bairro) | Campus Universitário | |
dc.description.street (Rua/Quadra ou similar) | Av. Roraima, 1000 | |
dc.description.building (Casa/Prédio/Sala ou similar) | Prédio 16, sala 3263, Centro de Educação - UFSM | |
dc.description.phone (Telefone) | (55) 3220-8647 | |
dc.description.modalityofpublication (Modalidade de publicação) | Fluxo contínuo | |
dc.description.periodicity (Periodicidade do fascículo) | Publicação contínua | |
dc.date.monthofpublication (Mês de publicação do fascículo) | Publicação contínua | |
dc.description.peerreview (Modalidade de avaliação por pares) | Avaliação duplo-cega | |
dc.description.reviewerspublication (Publicação dos avaliadores) | A revista publica o nome de todos os avaliadores que participaram da avaliação de documentos por determinado período | |
dc.description.reviewerstypeofpublication (Forma de publicação do nome dos avaliadores) | A revista publica, no expediente, a listagem dos avaliadores que realizaram avaliações | |
dc.description.reviewersperiodicityofpublication (Periodicidade de publicação dos avaliadores) | Anual | |
dc.description.peerreviewexternality (Externalidade da avaliação por pares) | A avaliação por pares é realizada por pesquisadores da instituição que edita a revista e por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista | |
dc.description.peerreviewdocuments (Documentos avaliados) | Artigo de revisão Dossiê Artigos de demanda contínua Relatos de pesquisa Estudos teóricos | |
dc.contributor.publishingresponsable (Responsável pela decisão de publicação) | Editor de seção | |
dc.rights.preprintsubmission (Permissão de submissão de preprint) | A revista não aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas | |
dc.rights.preprint (Permissão de armazenamento e acesso à versão preprint) | A revista não permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão preprint do documento submetido para avaliação | |
dc.rights.authorpostprint (Permissão de armazenamento e acesso à versão pós-print do autor) | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão pós-print do autor | |
dc.rights.journalpostprint (Permissão de armazenamento e acesso à versão pós-prints da revista) | A revista permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, da versão pós-print da revista | |
dc.rights.sealcolor (Selo de armazenamento e acesso) | Azul: permite o armazenamento e acesso das versões pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais | |
dc.rights.time (Prazo para disponibilização de documentos) | Imediatamente após a publicação do documento | |
dc.rights.access (Tipo de acesso) | Acesso aberto imediato | |
dc.rights.creativecommons (Licença Creative Commons) | Permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC) | |
dc.description.publicationfees (Taxas de publicação) | A revista não cobra qualquer taxa de publicação | |
dc.description.submissionfees (Taxa de submissão de artigos) | 0 BRL | |
dc.description.apc (Taxa de processamento de artigos (APC)) | 0 BRL | |
dc.description.codeofethics (Código de ética) | Committee on Publication Ethics (COPE) | |
dc.description.plagiarismdetection (Plataforma de detecção de plágio) | Turnitin | |
dc.description.digitalpreservation (Estratégia de preservação digital) | LOCKSS | |
dc.rights.researchdata (Exigência de disponibilização de dados de pesquisa) | A revista exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa em repositórios e/ou revistas de dados | |
dc.description.qualisarea (Área mãe de avaliação Qualis Periódicos (2017-2020)) | Educação | |
dc.description.qualisclassification (Classificação Qualis-Periódicos) | A2 | |
dc.description.socialnetworks (Redes sociais) | ||
dc.relation.informationservices (Serviços de informação) | Bibliografia Brasileira de Educação DOAJ (Directory of Open Access Journals) Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras) Edubase - Base Nacional de Educação GeoDados Iresie (Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa) Latindex-Directorio Miguilim (Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras) Redalyc Sumários.org Oasisbr (Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto) | |
dc.identifier.journalsportaluri (Portal de periódicos) | Portal de revistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | |
dc.relation.oasisbr (Revista no portal Oasisbr) | https://oasisbr.ibict.br/vufind/datasources/datasource?name=Revista%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Especial%20(UFSM) | |
dc.identifier.thermometer (Pontuação do termômetro de acesso aberto) | 72 | |
dc.description.bibliographicreference (Referência bibliográfica) | REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (ONLINE). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2008. ISSN 1984-686X. | |
dc.date.update (Atualizado pelo editor em) | 06/05/2024 às 14:33:12 | |
Aparece na coleção: | Revistas científicas |
Pontuação da Revista
O que é o termômetro de Acesso Aberto e de Ciência Aberta?
Este termômetro tem como objetivo identificar o alinhamento das revistas científicas brasileiras cadastradas no Miguilim aos Movimentos de Acesso e de Ciência Aberta. Para fazer esta medição, o termômetro utiliza como parâmetro as respostas dadas pelo editor da revista a uma série de metadados, sendo possível criar uma escala que mede o quão alinhada a revista está a estes Movimentos.
As revistas que indicarem a resposta “Acesso aberto imediato” no campo “Tipo de acesso” e cumprirem ao menos 80% dos critérios de abertura definidos pela Equipe Miguilim receberão o selo "Práticas de Ciência Aberta", que reconhece os esforços realizados pela revista para colocar a Ciência ao alcance de todos.
Como a pontuação é atribuída?
A pontuação indicada no termômetro leva em consideração as respostas dadas a 22 campos do registro da revista. Estes campos dizem respeito à abertura do processo editorial da revista como um todo e relacionam-se à questões de transparência, disseminação e acesso aos conteúdos, direitos autorais, interoperabilidade, ética, dentre outros.
Os campos considerados são:
- Protocolo de interoperabilidade
- Identificador persistente
- Identificador da instituição editora
- Identificador do editor responsável
- Modalidade de publicação*
- Modalidade de avaliação por pares*
- Publicação dos avaliadores*
- Forma de publicação do nome dos avaliadores*
- Externalidade da avaliação por pares*
- Permissão de submissão de preprint*
- Selo de armazenamento e acesso*
- Prazo para disponibilização de documentos*
- Tipo de acesso*
- Licenças Creative Commons*
- Taxas de publicação*
- Código de ética
- Padrão de normalização bibliográfica
- Plataforma de detecção de plágio
- Estratégia de preservação digital*
- Exigência de disponibilização de dados de pesquisa*
- Redes sociais
- Serviços de informação*
Para cada um dos 22 campos a revista pode pontuar entre 0 (zero), 1 (um) ou 2 (dois) pontos, sendo 2 (dois) a pontuação máxima para cada um. Deste modo, ao pontuar 2 (dois) em cada um dos 22 campos a revista atinge a pontuação máxima, de 44 pontos. O selo será atribuído àquelas revistas que marcarem 36 pontos ou mais, que correspondem a 80% da pontuação máxima e indicarem a resposta “Acesso aberto imediato” no campo “Tipo de acesso”.
Nos campos de preenchimento textual basta que o campo seja preenchido para que a revista receba o valor máximo referente a ele (2 pontos). Caso o campo seja deixado em branco, a pontuação será 0 (zero).
Nos campos de múltipla escolha foram atribuídas pontuações diferentes para cada uma das opções de respostas, mas seguindo sempre a mesma escala, ou seja, de 0 (zero) a 2 (dois). Deste modo, quanto mais aberta for a política editorial da revista, maior será sua pontuação.
Para os campos repetitivos, sejam eles textuais ou de múltipla escolha, basta que a revista preencha o campo uma vez ou indique a resposta com a opção que relaciona a política mais aberta para receber os dois pontos pelo campo.
Detalhes da pontuação
Campos avaliados | Pontuação obtida |
---|---|
Protocolo de interoperabilidade | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Identificador persistente | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Identificador da instituição editora | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Identificador do editor responsável | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Código de ética | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Padrão de normalização bibliográfica | 0 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos ✅ Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos |
|
Plataforma de detecção de plágio | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 2 pontos ✅ |
|
Redes sociais | 1 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 0 = 0 pontos Quantidade de respostas: 1 = 1 ponto ✅ Quantidade de respostas: 2 = 2 pontos |
|
Serviços de informação | 2 |
Escala de respostas: Quantidade de respostas: 1 = 0 pontos Quantidade de respostas: 2 = 1 ponto Quantidade de respostas: 3 = 2 pontos ✅ |
|
Modalidade de publicação | 2 |
Escala de respostas: Tradicional = 0 pontos Ahead of print = 1 ponto Fluxo contínuo = 2 pontos ✅ |
|
Modalidade de avaliação por pares | 0 |
Escala de respostas: Avaliação aberta = 2 pontos Avaliação duplo-cega = 0 pontos ✅ Avaliação simples-cega = 0 pontos |
|
Publicação dos avaliadores | 2 |
Escala de respostas: A revista publica somente o nome de avaliadores que participaram da avaliação de documentos aprovados para a publicação = 1 ponto A revista publica o nome de todos os avaliadores que participaram da avaliação de documentos por determinado período = 2 pontos ✅ A revista somente publica avaliadores que concordam com a publicação do seu nome = 1 ponto A revista não publica o nome dos avaliadores, mas disponibiliza a lista de pesquisadores cadastrados como possíveis avaliadores = 0 pontos A revista não publica nem revela o nome dos avaliadores = 0 pontos |
|
Forma de publicação do nome dos avaliadores | 1 |
Escala de respostas: A revista publica, no expediente, a listagem dos avaliadores que realizaram avaliações = 1 ponto ✅ A revista publica, no corpo do documento aprovado na avaliação por pares, o nome dos avaliadores responsáveis = 1 ponto A revista publica os pareceres resultantes das avaliações realizadas com o nome dos avaliadores = 2 pontos A revista não publica o nome dos avaliadores, mas disponibiliza a lista de pesquisadores cadastrados como possíveis avaliadores = 0 pontos A revista não publica, nem revela o nome dos avaliadores = 0 pontos |
|
Externalidade da avaliação por pares | 1 |
Escala de respostas: A avaliação por pares é realizada, exclusivamente, por pesquisadores da instituição que edita a revista = 0 pontos A avaliação por pares é realizada por pesquisadores da instituição que edita a revista e por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista = 1 ponto ✅ A avaliação por pares é realizada, exclusivamente, por pesquisadores que são externos à instituição que edita a revista = 2 pontos |
|
Permissão de submissão de preprint | 0 |
Escala de respostas: A revista aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas = 2 pontos A revista não aceita a submissão de preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas = 0 pontos ✅ |
|
Selo de armazenamento e acesso | 1 |
Escala de respostas: Amarela: permite o armazenamento e acesso das versões preprint dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 1 ponto Azul: permite o armazenamento e acesso das versões pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 1 ponto ✅ Branca: apresenta restrições para o armazenamento e acesso das versões preprint e pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 0 pontos Verde: permite o armazenamento e acesso das versões preprint e pós-print dos documentos em repositórios institucionais/digitais = 2 pontos |
|
Prazo para disponibilização de documentos | 1 |
Escala de respostas: Imediatamente após a aceitação do documento = 2 pontos Imediatamente após a publicação do documento = 1 ponto ✅ Após finalizado o período de embargo = 0 pontos Não permite o armazenamento = 0 pontos |
|
Tipo de acesso | 2 |
Escala de respostas: Acesso aberto imediato = 2 pontos ✅ Acesso aberto após período de embargo = 1 ponto Acesso restrito = 0 pontos Acesso híbrido = 1 ponto |
|
Licença Creative Commons | 1 |
Escala de respostas: Permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY) = 2 pontos Permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-SA) = 2 pontos Permite redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-ND) = 1 ponto Permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC) = 1 ponto ✅ Permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA) = 1 ponto Permite redistribuição não comercial, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a obra não seja alterada de nenhuma forma (CC BY-NC-ND) = 0 pontos |
|
Taxas de publicação | 2 |
Escala de respostas: A revista cobra taxa de submissão de artigos = 0 pontos A revista cobra taxa de processamento de artigos (APC) = 0 pontos A revista cobra taxa de submissão e de processamento de artigos = 0 pontos A revista não cobra qualquer taxa de publicação = 2 pontos ✅ |
|
Estratégia de preservação digital | 2 |
Escala de respostas: Ainda não adota política = 0 pontos LOCKSS = 2 pontos ✅ CLOCKSS = 2 pontos Portico = 2 pontos PKP PN = 2 pontos Archivematica = 2 pontos 'other' = 2 pontos |
|
Exigência de disponibilização de dados de pesquisa | 2 |
Escala de respostas: A revista exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa em repositórios e/ou revistas de dados = 2 pontos ✅ A revista publica os dados que deram origem à pesquisa na própria revista = 1 ponto A revista não exige que os autores publiquem os dados que deram origem à pesquisa = 0 pontos |
|
Soma dos pontos da revista: | 32 (72%) |